Fotos e vida de Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldo de Assis Moreira
Nasceu em Porto Alegre – RS

Data de nascimento: 21 de março de 1980

Carreira: Grêmio: 1998 – 2000
Paris Saint-Germain: 2001 – 2003
Barcelona: desde 2003
Títulos: Campeão Mundial sub-17 – Brasil
Campeonato Gaúcho – 1999 – Grêmio
Copa Sul – 1999 – Grêmio
Copa América – 1999 – Brasil
Torneio Pré-Olímpico – 2000 – Brasil
Copa do Mundo – 2002 – Brasil
Copa das Confederações – 2005 – Brasil
Campeonato Espanhol – temporadas (2004/2005) – (2005/2006)
Liga dos Campeões da Europa – (2005/2006)

Ronaldinho Gaúcho

Melhor Jogador do Mundo Fifa (2004 e 2005)
Melhor Jogador da Europa – Bola de Ouro (2005)
Melhor Jogador do Ano – Federação dos Jogadores de Futebol – Fifpro (2005)
Melhor Jogador Sul-Americano do Campeonato Espanhol (2004)

Ronaldinho Gaúcho

Procedente de uma família apaixonada por futebol, vivia na periferia da capital gaúcha. Seu pai, João Silva Moreira, que jogou futebol amador antes de trabalhar como soldador, garantia as finanças da família vigiando os automóveis no estacionamento do Grêmio de Futebol Portoalegrense.

Ronaldinho Gaúcho

 

“Eu adoro driblar. Aprendi na minha casa, quando jogava entre os móveis e as cadeiras, ou no jardim, com o meu cachorro. Esse era o meu lazer”

Quando tinha oito anos, um drama golpeou a família. O pai de Ronaldinho faleceu após um acidente doméstico. Na mesma época, Ronaldinho começou a dar os primeiros passos no futebol na escolinha do Grêmio, indicado pelo irmão Assis, que já brilhava no profissional. Assis, que garantia que Ronaldinho era melhor que ele, é hoje, além de irmão, empresário.

“Foi uma grande perda. Eu o amava. Estava sempre ao seu lado. Mas, quando ele morreu, a família se uniu mais do que nunca”

Ronaldinho ganhou muito títulos nas categorias de base do Grêmio, o que o credenciou a ser convocado e conquistar o título mundial pela Seleção sub-17, além de, é claro, ser eleito como o melhor jogador da competição. Neste ano, o Grêmio recusou proposta do PSV Eindovhen-HOL de 7 milhões de euros.

“Deixaria até o futebol pela família. Daria tudo por eles. Daria a minha vida. E se tivesse que deixar o futebol por algum deles faria agora mesmo. Cheguei até aqui hoje por tudo que a minha família fez por mim”

O estouro de Ronaldinho aconteceu em 1999, quando após belas exibições com a camisa gremista, foi convocado por Vanderlei Luxemburgo para a disputa da Copa América, no Paraguai. Ao entrar na partida contra a Venezuela, protagonizou um gol com a sua marca: força e habilidade. O craque recebeu na entrada da área, deu um lençol no zagueiro venezuelano e chutou forte no canto esquerdo do goleiro. Esse gol o fixou, de fato, como um jogador de Seleção.

Ronaldinho Gaúcho

“Sou feio, mas tenho charme. Na verdade, sou um feio simpático que acaba ficando bonito”

Surgiu então a segunda grande proposta pelo brasileiro. O Leeds United, da Inglaterra, ofereceu cerca de 75 milhões de euros para ter os dribles de Ronaldinho Gaúcho. O Grêmio, novamente recusou.

“Cada gol tem uma emoção diferente. Depois desse (contra a Venezuela), toda a emoção que tinha saiu de dentro de mim”

As seguidas propostas fizeram com que o então presidente do Grêmio, José Alberto Guerreiro, mandasse colocar na frente do estádio Olímpico uma faixa dizendo que o jovem craque era inegociável.

“Embora eu seja brasileiro, aquele que mais vezes vi jogar foi Maradona e sempre disse que ele é minha grande referência como melhor jogador do mundo. Ele fez coisas incríveis”

Mas em 2000, Ronaldinho, cançado do leilão, conseguiu a transferência para o Paris Saint German, da França, após grande briga jurídica com o Grêmio. O jogador ficou seis meses sem jogar, passou por algumas dificuldades, mas logo superou sendo convocado por Luis Felipe Scolari para as Eliminatórias.

“Quero um dia ter minha própria família. Adoro crianças. Quero ter muitos, muitos filhos. Não sou de namorar muito. Mas vivi histórias de amor muito intensas quando me envolvi”

A Copa de 2002 foi um dos grandes momentos de Ronaldinho. O jogador formou o trio ofensivo com Ronaldo e Rivaldo e ajudou a Seleção na conquista do Penta. Com belas assistências e gols, o “dentuço” turbinou sua fama e ganhou fãs em todo o mundo. Após a Copa do Mundo 2002, no Japão e Coréia, o craque passou a querer mais destaque e acabou se transferindo para o Barcelona em 2003, pelo valor de 30 milhões de euros. Um dos sonhos de infância se realizou e o camisa 10 chegou ao então conturbado Barça, que passava por crise interna e jejum de vitórias e títulos.

“Para mim, a partida ideal é aquela em que dou o passe para algum companheiro fazer o gol e também posso marcar em bola parada”

Mas a fase negra do clube passou após a chegada do camisa 10 brasileiro. Ele foi o pivô do ressurgimento do Barça, que levou a instituição a incrível marca de 125 mil sócios. Especula-se que a cláusula de rescisão contratual de Ronaldinho prevê o pagamento de 150 milhões de euros. Tal valor foi cogitado após brilhantes atuações do craque com a camisa azul e grená.

“Sou como você me vê. Minha vida é uma festa porque vivo todos os momentos com alegria”

Ronaldinho Gaúcho

Depois do vice no Campeonato Espanhol na primeira temporada pelo Barça, Ronaldinho enfim levantou o primeiro título pelo clube na temporada 2004-2005. A conquista do Espanhol foi muito comemorada na Catalunha, principalmente pelo grande rival, Real Madrid, ter acabado em segundo. Um ano depois, mais uma conquista com a marca do craque da camisa número 10. Mas o Gaúcho entrou mesmo para a história do Barcelona com o título da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2005-2006. Foi a segunda conquista da história do Barça e a primeira do melhor do mundo.

104 Comentários

  • 25/7/2012 - 17:28 Anonymous

    gostava de ver novamente ronaldinho na selecção brasileira

    responder
  • 31/8/2012 - 11:45 thierre santos matos

    Digite seu comentário ronaldinho gaucho eu espero que voce tenha muito sucesso pela frente

    responder
  • 11/10/2012 - 11:49 Anonymous

    Digite seu comentário aqui.
    Ronaldinho gaucho es um escelente jogador
    espero que tambem tenhas um filho que sai o pai.

    responder
  • 5/5/2013 - 13:21 eliane lima

    voce e o cara que deus te de tudo que vc merece

    responder

Deixe seu comentário